Como conseguir seguidores no Instagram em 5 passos

Sabemos o quão sonhado é atingir aquele 10k+ de Seguidores no Instagram e é para te ajudar a conquistar esse sonho que criamos este conteúdo com dicas que vão permitir que sua empresa cresça com qualidade nesta Rede Social.

Instagram que é um dos grandes canais de comunicação digital no mundo deixa de ser tão somente, um aplicativo de compartilhamento de fotos mas também uma ferramenta de grande importância para o Marketing Digital.

Investir em estratégias para crescimento do perfil da sua empresa no Instagram vem sendo cada vez mais importante.

Se você está iniciando ou deseja dar início a uma conta nesta rede social para sua empresa, acompanhe este post com dicas valiosas para ganhar seus primeiros seguidores no Instagram e isso não inclui sugestões de compra de followers ou quaisquer outras atividades que fujam das Diretrizes do Instagram.

Nosso objetivo é ajudar você a tornar em constante crescimento seu perfil.

Primeiro Passo: Otimize as informações da sua empresa tornando o perfil uma conta de negócios.

Configure sua conta no Instagram de forma estratégica para fazer marketing e gerar vendas para seu negócio definindo inclusive seu posicionamento.

O Instagram é uma ferramenta visual e os usuários ao entrar em sua conta precisam identificar neste primeiro contato  o que podem extrair de você em seu perfil de negócios, entendendo o seu posicionamento em sua área de mercado.

Portanto torne o seu perfil pessoal um perfil comercial. Não mudar sua conta é um dos principais erros que impossibilitam o crescimento de seu perfil.

Sua conta deve ser comercial se você quer alavancar o seu negócio no Instagram!

A conta comercial é sempre aberta, portanto, com essa ação você não poderá mais deixar o seu perfil como privado ok?! Ela será a vitrine do seu negócio devendo sempre estar disponível aos usuários.

Além disso, tornar seu perfil pessoal em um perfil comercial permite que sua conta tenha acesso a diversas informações que não estão disponíveis para perfis pessoais como a possibilidade de adicionar informações de contato, e, além disso, acesso ás estatísticas do perfil e postagens, essenciais para coletar dados sobre seus seguidores e todo andamento do seu Instagram.

Só é necessário ter uma página no Facebook para integração.

Então vamos lá! – Vá em Configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial.

Feito isso, aceite o pedido de vinculação de sua página no Facebook ao aplicativo e preencha as informações de contato: e-mail, telefone e endereço. Isso possibilita seus clientes entrarem em contato.

Crie um nome de usuário fácil de lembrar, sem a inclusão de muitos caracteres. Se você já tem um, mas não corresponde a essas sugestões, não tem problema, é possível alterá-lo!

Na Biografia no campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil escreva o nome da sua empresa.  Escolha o tipo de empresa que está mais de acordo com o segmento do seu negócio e preencha a biografia com uma frase informativa e de impacto informando o que sua empresa executa e proporciona.

Além disso, inclua um link para direcionamento a seu website, blog, entre outros canais de comunicação da sua empresa.
              

Feitos os ajustes na foto de perfil e biografia , antes de divulgar seu perfil do zero invista em ter alguns posts já publicados. Portanto capriche na qualidade das imagens, isso é levando em conta consideravelmente quando as pessoas chegarem ao seu perfil e visualizar a sua produção com bons conteúdos.



Passo 2: A importância da interação para aumentar engajamento


Interaja com sua audiência!

Cultivar um relacionamento com seus seguidores clientes e potenciais clientes faz toda diferença para o seu negócio.

Uma maneira de conseguir seguidores organicamente na rede é, além de seguir contas de empresas parceiras e pessoas voltadas ao seu nicho, manter uma interação com elas, reagindo as publicações, fazendo comentários, colaborando com uma troca de ideias e inspiração com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social, tornando o seu perfil também atrativo e em evidência.

Isso vale também para os seguidores novos que forem chegando. Interaja com eles, engajando com os conteúdos que publicam.

O relacionamento irá gerar uma fidelidade maior entre você e seu seguidor/cliente, fazendo com que ele te diferencie da concorrência!

Essa interação ou engajamento é fundamental para aumentar visibilidade do seu conteúdo e aumentar o alcance de suas postagens.

Criar posts que abordam conteúdos de empresas parceiras já consolidadas, ou mencioná-las como referência marcando seus perfis referenciando-os cordialmente, é uma maneira simpática de mostrar quais são as inspirações do seu perfil e, também, de atrelar o conteúdo a qualidade.



Passo 3:  Hashtag, usá-las ou não, eis a questão



Hashtag sim!

No Instagram, as hashtags sempre teve m um papel importante aumentando o alcance de suas publicações além de unir publicações de usuários que não estão conectados em uma página única fazendo com que, seu post fique exposto a uma audiência maior além dos seus seguidores.

Sabemos então que as hashtags são uma ótima escolha, no entanto, elas precisam ser muito bem escolhidas.

Escolha temas que têm relação com seu negócio, digitando uma palavra na pesquisa do Instagram para ver o número de publicações que fizeram uso dela, e com isso a rede social também sugere outras hashtags similares.

Usar hashtags populares entre os usuários em geral também auxiliam muito no engajamento, como por exemplo o famoso #tbt para publicar fotos antigas!

Crie também hashtags para sua empresa! É uma boa maneira de engajar seus seguidores e construir presença na rede social. Nós da PME usamos sempre #pmemarketingdigital  😉


Passo 4: Postar com  frequência



Sabemos que postar conteúdos bons ajudam no aumento de seguidores, mas, muito mais do que postar é ter uma constância.

Então se você quer ganhar seguidores no Instagram, tem que oferecer conteúdo com recorrência para eles.

Tente manter uma frequência usando um calendário de postagens deixando seus posts programados no Estúdio de Criação do Facebook, facilitando o seu trabalho mantendo um cronograma  e organização em seus conteúdo.

Por exemplo: em um dia uma frase motivacional, em outro uma instrução de algum tema voltado ao seu nicho, uma foto de um produto ou um meme do momento que esteja relacionado a sua linha editorial para aumentar a visibilidade.

Postando constantemente, o algoritmo do Instagram vê sua conta com maior relevância e entrega seus posts para mais seguidores. Ser consistente educa sua audiência a recomendar e compartilhar seu perfil por sempre ter coisa nova!

Estudos apontam que, na média, os melhores horários para postar no Instagram são 09h, 12h, 18h,21h, no entanto isso não significa que, se você os seguir à risca, terá de fato um engajamento e crescimento do seu perfil .

Esses números valem como base, mas é importante testar quais os melhores horários em que sua audiência esteja online, isso vai fazer com que você ganhe ainda mais consistência. Teste sempre para avaliar os resultados.

 Passo 5:  CTA

CTA (call to action ou chamada para ação) não pode falar!

Muito mais que ganhar seguidores no Instagram, é importante conduzir seu público a engajar.

Divulgar e reforçar sua marca é importante, aliás, uma excelente estratégia de branding, mas, assim como toda estratégia de marketing, educar efetivamente sua audiência não apenas a consumir seu conteúdo, mas a dar o próximo passo, pode gerar leads qualificados e vendas.

Por isso é importante usar CTAs nos seus posts, seja para responder e interagir com seu post, ou baixar um e-book, efetuar uma compra no seu website, ou saber mais do assunto em seu blog.

A CTA pode ser usada também em sua Biografia!
O importante é sempre conduzir sua audiência a reagir a uma ação solicitada.

Gostou do conteúdo?! Utiliza outras técnicas em seu Instagram? Deixe nos comentários!

2 replies on “Como conseguir seguidores no Instagram em 5 passos”

  • Ingrid
    julho 12, 2021 at 11:06 pm

    muito bom, amei!

    • Gláucia Inocente
      julho 13, 2021 at 2:03 pm

      Olá Ingrid! Que bom que gostou!
      Agradecemos o seu comentário, e continue nos acompanhando para mais conteúdos de valor!

      Abraços,

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