COMO GERAR LEADS QUALIFICADOS PARA SUA EMPRESA


Neste artigo, falaremos sobre a Gestão de Leads. Você aprenderá quais são os benefícios e os passos necessários para que sua empresa comece agora mesmo a gerar leads qualificados e aumentar suas vendas de forma expressiva.

O que é um lead?


Lead ,ao contrário de prospect, é todo cliente que demonstra interesse por algum tipo de produto ou serviço.

Muitas empresas aumentaram consideravelmente seus faturamentos através da gestão de leads em diversos setores.

No mercado B2B (termo em inglês Business to Business) , ou seja, de empresa para empresa , a decisão de compra não é por impulso, tendo um ciclo para acontecer, e a gestão de leads são importantes para segmentar esse ciclo.

O cliente passa por um momento de aprendizado e descoberta , reconhecimento de um problema , considerando soluções e por fim vai considerar a realização da compra.



São muitos os benefícios na gestão de leads dentro de uma  empresa:

  • Auxiliar na atração e retenção de clientes que ainda não estão no momento de compra
  • Evitar Leads Desqualificados dentro no Funil de Vendas
  • Diminui o Ciclo de Vendas
  • Aumento na Produtividade das Vendas

O trabalho da gestão de leads dentro do inbound marketing é muito importante para a saúde das vendas na empresa, e isso vale para qualquer tipo de empresa, seja ela B2B ou B2C (termo em inglês Business to Consumer), ou seja, empresa que vende diretamente para um consumidor final.

Em todas as etapas do Funil de Vendas, o cliente pesquisa muito na internet até decidir então realizar a compra.

É importante ter disponível para esses clientes conteúdo de valor para cada estágio em que ele se encontra, ajudando a conduzi-lo em sua jornada de compra.

No momento em que esse cliente decidir comprar, ele terá muito mais credibilidade e confiança em adquirir o seu produto ou serviço, porque você o guiou durante toda sua jornada e tomada de decisão, o que te coloca a frente da concorrência.



Dentro do Inbound Marketing temos 5 etapas e destacamos abaixo 4 delas durante esse ciclo de vendas:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Venda

Atração

O ponto inicial de toda estratégia que compõe Inbound Marketing é a atração de novos potenciais clientes para os canais de contato da empresa como site e  blogs.

Sem isso não existe propósito na execução da estratégia.

Existem diversas maneiras de colocar em prática essa estratégia,  seja na conversão em landing pages para adquirir um e-book gratuito,SEO, Links Patrocinados, ou na publicação de artigos e conteúdos de valor em blogs e redes sociais.

Conversão

Chamamos de conversão a etapa após atrair visitantes para o site ou blog, onde este visitante deixe seus dados para que possam continuar pelas etapas de Inbound marketing dentro de sua estratégia.

Dentre algumas maneiras de converter seus visitantes em Leads temos as Landing Pages, Criação de ofertas e CRO( otimização de conversão) , prática voltada a melhorias em suas métricas de conversão.

Relacionamento

Relacionamento é um processo que requer muito cuidado para que esse vínculo não seja rompido.

A jornada de compra é essencial para esta etapa, pois é muito importante entender e identificar o momento de compra e continuar nutrindo e educando este Lead até que esteja pronto para que você ofereça seu produto ou serviço.

Pessoas precisam de estímulos e sua empresa pode oferecê-los através das estratégias de relacionamento para esses Leads , como:

Email-marketing:  Uma estratégia de relacionamento com a possibilidade de identificação e segmentação dos contatos conforme seu momento na jornada de compra.

Redes Sociais: Muito utilizada como estratégia de relacionamento, permite que consiga promover ações de engajamento respondendo comentários, criando um contato ainda maior com seu público e divulgando ainda mais seu conteúdo.

Venda

Quando o Lead decide adquirir o serviço ou produto que você oferece, e este processo ocorre por meio das estratégias de interação deste Lead durante sua Jornada de Compra, chamamos de Venda Inboud, ou Inboud Sales.

No livro Ultimate Sales Machine do autor Chet Holmes, o mesmo cita que apenas 7% das pessoas em uma jornada de compra estão no momento de comprar, por isso é importante nutrir e manter o relacionamento com esses clientes em todas as etapas do funil até que façam parte destes 7%.

Como vimos,os leads são as pessoas que já interagiram com sua marca de alguma forma, deixando seus dados de contato em troca de um material rico e exclusivo ou se cadastrando em seu website.

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa, portanto, aplique a gestão para potencializar suas vendas!



1 reply on “COMO GERAR LEADS QUALIFICADOS PARA SUA EMPRESA”

  • Ângelo
    agosto 19, 2021 at 12:31 pm

    Que artigo bacana! Bem completo e explicativo! Parabéns.

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